Funções da pele

quais-sao-as-funcoes-da-peleProteção
A pele é o primeiro obstáculo do organismo contra o ambiente externo e agentes infeciosos. As estruturas de queratina, na camada córnea, dificultam a entrada de micro-organismos, representando uma barreira face a elementos patogénicos.

 

Sensitiva
As terminações nervosas da pele registam todo o género de sensações, da dor ao frio, passando pelo calor ou pressão (tato). São estas ligações que permitem que o organismo responda aos estímulos (atos reflexos), como afastar rapidamente a mão na aproximação a uma fonte de calor. A pele é recetora de outros estímulos, como sentimento ou emoção – como a vergonha, manifestada pelo corar das bochechas, ou o medo, através da palidez, ou ainda a angústia, revelada pela transpiração.

 

Regulação Térmica
A pele é também o órgão responsável pela termorregulação corporal face às alterações do meio ambiente, através da manutenção da temperatura de 36º C. Para procurar manter esta temperatura, o organismo gere a quantidade de sangue que chega à derme, em situações de calor ou de frio.

 

Atividade Metabólica
É através da pele que o organismo faz a síntese da vitamina D, que tem um papel muito importante na manutenção das concentrações certas de cálcio, particularmente na mineralização de ossos novos, e no processo do crescimento das células sanguíneas.
A vitamina D3 é produzida no ser humano quando os raios ultravioletas do sol atingem as células da pele, transformando o elemento 7-dehidrocolesterol em vitamina D3, transportada para o fígado e rins, onde consegue as suas formas ativas.