SPF

Fator de proteção solar

spf-cuidado-com-o-solO SPF (Signifiant Sun Protection Factor – ou em português: fator de proteção solar) é uma medida do nível de proteção contra os UVB. As proteções solares estão reagrupadas em 4 níveis de SPF: fraco (de 6 a 10), médio (de 15 a 25), alto (de 30 a 50) e muito alto (50+).

A proteção solar é responsável por impedir que a luz ultravioleta cause danos à pele. Existem duas categorias de luz ultravioleta – a UVA e a UVB. A UVB provoca queimaduras solares e a UVA tem efeitos a longo prazo sobre a pele, tais como o envelhecimento precoce. Os índices de SPF, medem a proteção solar contra os raios UVB.

O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se a pele demora cinco minutos a sofrer os efeitos do sol (vermelhidão), ao aplicar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (neste caso, 75 minutos).

Quando os raios UV penetram na nossa pele, partículas atómicas apelidadas como radicais livres são libertadas. Estes radicais livres podem levar a danos nas células e à alteração do ADN, que é a principal causa de cancro de pele.

Os produtos ANJELIF possuem na sua constituição uma ação combinada de filtros solares UVA/ UVB que protegem contra o fotoenvelhecimento, ou seja contra as alterações causadas pelo sol na nossa pele.